Data Center
A importância da Sustentabilidade em um Data Center
Antes de falarmos em sustentabilidade vamos entender qual o papel do Data Center para o cotidiano.
Como já falamos anteriormente, o data center é um ambiente projetado para a centralização de equipamentos de processamento e armazenamento de dados. Por se tratar do espaço que abriga todas as informações da empresa, normalmente fica em salas isoladas e com acesso restrito. É através dos data centers que conseguimos acessibilidade, sinal de internet e processamento de dados e informações.
Sabemos que a pandemia gerou um crescimento considerável no uso de soluções virtuais, aumentando o tráfego de informações e os acessos remotos. Embora muitos não saibam, os centros de processamento de dados estão altamente conectados a quase todos os processos de nosso cotidiano. Portanto, uma infraestrutura de data center exige cuidado absoluto e, por agrupar grande volume de equipamentos que podem superaquecer, é necessária uma ótima estrutura de refrigeração, para que seu funcionamento não sofra oscilações e nem perdas aos seus usuários.
Sabendo disso, pode-se dizer que os data centers são fundamentais às experiências digitais e às capacidades de cada organização a adaptar-se e evoluir, dando suporte e acelerando inovações científicas e tecnológicas.
Onde entra a preocupação com a sustentabilidade?
Uma infraestrutura de data center pode consumir muita energia, já que dependem de nobreaks de grande porte, fios de alta tensão e geradores, além de um sistema de refrigeração constante para manter a climatização adequada e evitar o superaquecimento do espaço e dos armários. É nesse momento que surge a preocupação em manter a pauta sobre sustentabilidade como uma prioridade, garantindo o gerenciamento do consumo de energia por meio de equipamentos e práticas eficientes.
Para falar em sustentabilidade na tecnologia é importante saber que existe uma relação direta do parque tecnológico de uma empresa com o aquecimento global. Daí a importância de se apostar em soluções capazes de minimizar o impacto ambiental e, encontrar meios para isso é um dos maiores desafios da atualidade.
Muitas instituições já estão analisando investimentos e percebendo a necessidade destas transformações. Uma das mais diversas iniciativas é a produção de energia limpa, produzida de tal forma que não libera gases de efeito estufa ou quaisquer outros poluentes.
Que opções podem melhorar a sustentabilidade em um Data Center?
A preocupação com a refrigeração nos data centers é um dos pontos que mais gera atenção na hora de torná-lo sustentável, afinal o consumo excessivo de energia e água estão diretamente relacionados ao arrefecimento das salas. Portanto, ajustar o processamento e reorganizar o Data Center ajuda a melhorar a circulação de ar e evitar formação de pontos de calor. O que permite obter bons resultados com pouco investimento.
Algumas medidas envolvem planejamento e alterações estruturais ou de equipamentos, porém há processos que podem ser implementados com mudanças na gestão do Data Center.
Confira algumas das ações que podem ser tomadas.
O combate à energia ociosa: Atualmente os servidores estão atuando com equipamentos que possuem maior número de núcleos, na intenção de melhorar o desempenho, porém muitos desses servidores tendem a ficar ociosos em uma parte substancial do tempo, o que pode aumentar o consumo de energia ociosa, de uma forma desnecessária. Monitore e avalie com cautela e responsabilidade a necessidade destes servidores.
Boa gestão e o monitoramento: O uso de softwares de gerenciamento permitem que o suporte acesse os dados e informações dos equipamentos em tempo real, para que tomem decisões pautadas em dados reais e para que solucionem problemas assim que forem detectados. O acesso remoto permite à equipe de TI monitorar os pontos de aquecimento e consumo de energia, dessa forma os técnicos conseguem controlar a temperatura e o fluxo de ar-condicionado de acordo com a real necessidade do Data center.
Adoção de redundância de maneira adequada: É comum o uso de redundâncias para evitar downtimes, que são as paralisações não programadas, porém a redundância deve ser projetada na medida adequada. O data center precisa de resiliência para garantir o funcionamento sem interrupções, no entanto se a redundância for superdimensionada, ela pode aumentar o consumo de energia. Se for adotada na medida certa, pode reduzir em até 90% o consumo energético, por isso é importante ter projetos bem elaborados com acompanhamento de profissionais contemporizados.
Aumentar o índice de utilização dos servidores: Reorganizar as informações e reduzir o número de servidores, eliminar cópias (deduplicar) e identificar a capacidade de armazenamento necessária, pode ajudar no desligamento de equipamentos ociosos e ajuda a economizar o consumo de energia.
Optar por alternativas de refrigeração híbrida: Optar pela climatização que combina o ar-condicionado de precisão com sistemas de resfriamento a água ou ainda que aproveitem o ar externo.
Outra medida que pode colaborar é a opção por uma gestão de resíduos mais assertiva que envolve maximizar a eficiência energética durante a vida útil dos equipamentos e promover reciclagem ou descarte adequado aos produtos desatualizados e sem uso. A opção pela fibra óptica é uma das mais utilizadas para alcançar os objetivos de sustentabilidade por contribuir significativamente com a diminuição do consumo de energia.
De um modo geral, os Data Centers oferecem todo o suporte que um mundo cada vez mais digitalizado exige. Ele já não é mais só armazenamento e disponibilidade. Com o aumento da preocupação com sustentabilidade, ele se torna referência em inovação e confiabilidade.
Na hora de projetar seu Data Center conte com a equipe de especialistas da DCA, garantindo as melhores opções e orientações para gerar economia e investir em um ambiente altamente sustentável e adequado à sua necessidade. Entre em contato com a nossa equipe saiba mais.