Delta Cable

Cabeamento Estruturado

Entenda por que a fibra óptica torna a sua infraestrutura de rede mais sustentável

A fibra óptica é cada vez mais utilizada para alcançar os objetivos de sustentabilidade, pois contribui nos esforços para minimizar o impacto ambiental negativo das operações de tecnologia da informação. Acompanhe no artigo abaixo os diferenciais deste material

Entenda por que a fibra óptica torna a sua infraestrutura de rede mais sustentável

Com o avanço constante da tecnologia, é natural que surjam ferramentas e recursos para otimização dos setores, como a tecnologia sustentável, que possibilita que empresas tornem seus ambientes mais econômicos e ecologicamente adequados. Com a intenção de reduzir o impacto ambiental, a indústria investe cada vez mais no uso destes recursos tecnológicos.  

Essa necessidade surge também a partir das diversas tendências e discussões sobre as mudanças climáticas, a cada ano mais evidentes e relevantes. Um pensamento e modo de agir ético, responsável e transparente por parte das empresas passou a ser um fator decisivo para boa parte dos consumidores. 

A união da sustentabilidade com a tecnologia resultou no que é conhecido como “TI Verde”, cujo objetivo central é minimizar o impacto ambiental negativo das operações de tecnologia da informação.  

Pensar em formas ecologicamente corretas para projetos, operações, fabricação e descarte de material tecnológico, como cabeamento, computadores e acessórios faz parte da ideia principal da iniciativa. 

A fibra óptica e a sustentabilidade 

A opção pela fibra óptica é cada vez mais utilizada para alcançar os objetivos do “TI Verde”. Os equipamentos utilizados nas instalações de uma rede de fibra óptica contribuem com a diminuição do consumo de energia, além da diminuição dos sistemas de refrigeração e quantidade de materiais usados para cabeamento e acessórios. 

A utilização de fibra pode proporcionar um tempo de vida maior do que uma solução de cabeamento tradicional de cobre. 

Diferenciais da fibra óptica para sustentabilidade 

Estabilidade química 

A fibra óptica conta com um material de maior estabilidade química, afinal ao contrário do cabeamento metálico, ela não sofre oxidação. 

Menores dimensões e aumento da vida útil do edifício  

A fibra óptica é consideravelmente mais fina do que o cabeamento metálico e pode ocupar até 97% menos espaço na infraestrutura. Isso significa menos peso na estrutura predial, o que pode aumentar a vida útil do edifício, diminuir a quantidade de matéria prima utilizada, além de demandar menor índice de manutenção e troca de cabos. 

A utilização de menor quantidade de cabos diminui o impacto do peso nas estruturas prediais, o que pode aumentar em até 7 anos a vida útil de uma edificação. 

Otimização do trabalho das equipes de TI 

Por ser mais resistente e flexível, a fibra óptica é uma opção que reduz o índice de manutenção, facilita o processo de identificação de falhas, o que permite um ajuste pontual e assertivo e resulta em menos troca de cabos ou dispositivos, aumentando assim a durabilidade das instalações.  

Redução da infraestrutura de cabos 

Ao optar pela fibra óptica é possível reduzir a quantidade de cabos e equipamentos de rede, além de diminuir a necessidade de salas técnicas, eletrocalhas e dutos. Afinal, a fibra óptica possui alta capacidade de transmissão e possibilita a distribuição de informação de múltiplos usuários por cada porta óptica – OLT (Optical Line Terminal).  

Diminuição do uso de plástico na obra 

A fibra tem menor quantidade de plástico em sua composição, o que pode significar 80% menos plástico na implementação de um projeto, pois utiliza uma menor quantidade de equipamentos e acessórios, consequentemente gerando também economia em energia elétrica. Além disso, gera um descarte menor de materiais. 

Economia de energia 

Numa rede óptica passiva os equipamentos não usam energia elétrica como alimentação e precisam de muito menos refrigeração, por que não aquecem com a mesma incidência de uma rede metálica, portanto geram economia do consumo de energia e reduzem os valores da conta de luz, ou seja, economia financeira para a empresa. 

Saiba mais sobre sustentabilidade da infraestrutura de rede com a DCA 

Sua empresa pode ser muito mais eficiente e garantir mais confiabilidade no setor de sustentabilidade com uma infraestrutura de rede adaptada e moderna. Com 28 anos de conhecimento em recursos de qualidade, a DCA pode te ajudar nessa transformação que une tecnologia e preocupação com o futuro do planeta.  

Como distribuidor Master das soluções em fibra óptica Furukawa, garantimos qualidade e excelência para os projetos de nossos clientes. A Furukawa é líder em cabeamento estruturado e em infraestrutura de redes ópticas no Brasil, e investe fortemente em pesquisa. Firmando-se, assim, como centro de excelência, capaz de oferecer soluções completas e adaptadas as mais diversas necessidades no campo de sua especialidade: infraestrutura de redes de telecomunicações. 

Contate um de nossos especialistas e agende um horário para saber mais sobre os recursos e soluções da fibra óptica.