Delta Cable

Segurança Eletrônica

Metadados, inteligência artificial e videomonitoramento: você conhece a relação entre eles?

Seja no mundo digital ou no mundo físico, a todo momento dados são criados, armazenados e compartilhados. E com a grande quantidade gerada, faz-se necessário sua organização para que não fiquem espalhados e bagunçados. Para isso, existem os chamados metadados, que contribuem na sua identificação e, consequentemente, na classificação e organização. Confira como eles podem ajudar no videomonitoramento.

Metadados, inteligência artificial e videomonitoramento: você conhece a relação entre eles?

Os metadados são informações que descrevem e fornecem contextos sobre outros dados. Ou seja, é uma forma de descrever as características ou propriedades dos dados, que podem ser de diversos tipos, como imagens, vídeos, documentos, músicas, entre outros. Eles são utilizados em diversas áreas, como por exemplo, em pesquisas científicas, bibliotecas e também no videomonitoramento, com o auxílio da Inteligência Artificial (IA).

Como funcionam os metadados aliados a IA no videomonitoramento:

A aliança dos metadados com a IA é de extrema importância para o videomonitoramento. A principal vantagem da análise das gravações por meio dos metadados é a capacidade de facilitar a pesquisa das imagens captadas, possibilitando a busca de eventos baseados em descrições e comportamentos específicos, como cor da roupa, idade, gênero, modelo de automóvel, placa do automóvel, abandono de materiais e comportamentos violentos, por exemplo.

Assim que os metadados são coletados, a IA através de uma aprendizagem de máquina profunda (deep learning e machine learning) é capaz de fazer previsões e tomar decisões com base nestes. Tais decisões podem incluir o envio de notificações sem alertas falsos e eficientes, muito utilizadas na segurança pública e privada. A IA também aprende sobre comportamentos e características, para entregar resultados cada vez mais personalizados e inteligentes.

(Freepik)

Essa tecnologia está presente nas câmeras da Dahua Technology – especialista em soluções de AIoT (Inteligência Artificial das Coisas) e segurança eletrônica –, em que caso haja um acidente em um determinado local e período, a pesquisa das imagens capturadas é feita por meio de filtros usando apenas informações como data, horário e localização geográfica do acontecimento. Isso dispensa a busca ao longo de toda a gravação, tornando o trabalho dos responsáveis de segurança ainda mais eficiente, na busca de provas relevantes para a tomada de medidas necessárias. Os metadados também permitem a identificação de eventos ou comportamentos suspeitos nas imagens ao vivo.

Além das buscas por eventos, os metadados aliados a plataforma de gerenciamento possibilitam outras diversas funções, como:

  • DETECÇÃO DE EPI’s

Para a segurança dos funcionários, nos ambientes de indústrias ou em obras, a utilização de equipamentos de proteção individual – os EPI’s, são obrigatórios. E as câmeras fazem a identificação do uso correto do capacete e colete reflexivo, óculos e luvas de proteção, além de filtros e alarmes por cores pré-definidas.

  • PRESENÇA DE ANIMAIS E PESSOAS 

Os equipamentos também fazem o reconhecimento da presença de crianças, cachorros, gatos ou até mesmo roedores nos ambientes, além de características específicas de um veículo, como o pneu na parte traseira do carro. As câmeras ainda conseguem auxiliar na busca por crianças desaparecidas, devido ao seu banco de dados, caso a imagem da criança esteja armazenada.

  • PROTEÇÃO DE PERÍMETRO 

Na plataforma, é possível configurar uma barreira virtual de proteção, em um ambiente em que a entrada ou permanência é proibida. Assim, as câmeras conseguem identificar a presença e aproximação de pessoas e/ou objetos nesta área, e caso seja ultrapassada, um alarme sonoro é acionado. Além disso, a análise realizada também reduz o acionamento de alarmes falsos, acionados por animais, chuvas, neves, entre outras adversidades, melhorando muito a precisão do alarme. 

  • RECONHECIMENTO FACIAL 

Os equipamentos também são capazes de fazer além do reconhecimento facial, a identificação da cor do cabelo, faixa etária, uso de boné e óculos, além da cor da roupa que o indivíduo reconhecido usa no momento. Os rostos capturados são comparados com as imagens já armazenadas no bando de dados, identificando cada uma delas. Sendo possível também, posteriormente realizar a busca por imagens.

  • LEITURA DE PLACAS 

Os analíticos também realizam a leitura de placas, como a identificação da cor do veículo, além do uso do cinto de segurança. Tudo realizado com extrema precisão, seja em veículos em alta ou baixa velocidade.

Onde mais podemos fazer uso dos metadados?  

Outro ponto importante para destacar é a realização de análise de tendências, em que os analíticos identificam tráfego e comportamentos em áreas específicas ao longo do tempo. Isso auxilia as empresas na organização da melhor forma suas operações. Como por exemplo, caso alguém esteja próximo de artigos valiosos ou em áreas sensíveis que apresentem riscos, um alerta é emitido. 

Essas funções garantem ainda mais segurança aos ambientes, como aeroportos, rodoviárias, lojas em geral, entre outros, devido a sua capacidade de traçar o perfil de cada indivíduo e situação.

Como gerenciar esses metadados? 

A Dahua possui três plataformas de gerenciamento de videomonitoramento, são elas: a DSS Express (gratuita até 64 câmeras), a DSS Pro (mais utilizada para projetos de médio a grande porte) e a DSS City, de big data (sem limitação de número de câmeras).

Elas fazem a leitura dos metadados e geram relatórios, com filtros e tabelas para buscas. Essa automação descomplica a operação das centrais de videomonitoramento, dispensando em partes, a identificação de eventos por humanos. Porém, estes ainda são necessários para analisarem os dashboards, gráficos, relatórios e possíveis alarmes gerados pelas câmeras.

O uso de metadados já se torna indispensável nos dias atuais, em que cada vez mais empresas estão optando por tecnologias para as mais diversas formas de uso, seja para garantir a automatização de processos ou para a garantia de uma maior segurança nos ambientes. E consequentemente, como dito anteriormente, no auxílio na tomada de decisões e ações necessárias, com mais eficácia e precisão.

A DCA em parceria com a Dahua Technology oferece produtos de alta qualidade, soluções inovadoras aos seus clientes e tornando os ambientes mais inteligentes. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre os equipamentos com metadados.