Cabeamento Estruturado, Equipamentos de teste e ferramentas & PON LAN | FTTx
Máquina de Fusão: alinhamento pela casca x alinhamento pelo núcleo
Numa instalação ou manutenção de fibras é comum realizarmos reparo de um rompimento ou a junção de dois pontos, além do mais, é um tipo de cabeamento que exige certo cuidado. Este serviço é conhecido como “Fusão Óptica” ou “Fusão de Fibra Óptica”, feito por um equipamento chamado máquina de fusão óptica, ou apenas máquina de emenda.
Como funciona a máquina de EMENDA:
Com o auxílio dos seus motores, a máquina posiciona as fibras de forma rente e uniforme, garantindo o melhor alinhamento para a etapa seguinte, a fusão. Após este procedimento, ocorrem alguns testes de tração, com o intuito de garantir que a emenda não se desfaça e verificar se a atenuação está dentro dos parâmetros esperados. Para finalizar, inserimos um protetor termo contrátil na emenda (também chamado de “tubetes”) e levamos a um pequeno forno da máquina, garantindo rigidez pela sua haste metálica.
Existem alguns tipos de máquina de emenda disponíveis, no entanto cada uma tem suas particularidades e processos de alinhamento para a fusão. Como saber qual a melhor máquina de fusão que devemos utilizar de acordo com o processo de alinhamento?
Conheça qual a melhor opção de alinhamento para emenda de acordo com a sua necessidade:
Alinhamento pela Casca (máquina de 2 motores)
Neste alinhamento, o V-Groove (peça que alinha a fibra na máquina de fusão, em formato de V) fica fixo na horizontal e se movimenta apenas para frente e para trás, aproximando as duas fibras para que a fusão ocorra. Seu sistema conta com dois motores horizontais para realizar essa tarefa e a máquina de fusão que funciona dessa forma, geralmente, é mais barata. A fusão por este alinhamento não possui tamanha precisão, por levar em consideração a casca ao invés da fibra.
Alinhamento pela Casca – V-Groove ativo (máquina de 4 motores)
É considerado um alinhamento que fica entre o alinhamento pela casca e o alinhamento pelo núcleo. A diferença entre o V-Groove ativo e o V-Groove fixo é que o ativo possui quatro motores, sendo que dois movimentam a fibra para frente e para trás e outros dois de cima para baixo. Mesmo assim, a fusão por este alinhamento possui maior efetividade por alinhar tanto na horizontal quanto na vertical, mas não é tão preciso por levar em consideração a casca ao invés da fibra.
Alinhamento pelo Núcleo (máquina de 6 motores)
De todos os alinhamentos na máquina de fusão, esse é o mais complexo, e conta com a ajuda de seis motores: dois que movimentam a fibra de trás para frente (horizontal), dois de cima para baixo (vertical) e dois que realizam o alinhamento diagonal (longitudinal) da fibra. Esse processo garante um alinhamento perfeito, núcleo a núcleo, da fusão da fibra. Seu uso é aconselhado em redes de fibras de todos os portes, com suas diversas variações de fibras (MM, SM, NZDS, DS, dentre outros), ou que utilizem diferentes padrões de fabricação. Este tipo de alinhamento é o aconselhado para fusões em massa ou caixas de emenda de grandes quantidades de fibra, apresentando baixíssimas perdas e velocidade de forno e fusão ágil.
Quer saber mais sobre o processo de fusão de uma fibra e os diferentes tipos de máquina que existem no mercado? Assista ao nosso vídeo e fique por dentro de cada detalhe.
A DCA é distribuidora master D-Net e conta com as melhoras máquinas de emenda para uma fusão de alta precisão e qualidade. Entre em contato com nossa equipe e escolha a sua.
por Renan Rederde
Gerente do Departamento Técnico