PON LAN | FTTx
Fibra óptica – o futuro das mineradoras
Em entrevista com a revista Mexico Business News o senhor Maurício Takashima da Furukawa no México fala da opção da fibra óptica para o futuro das mineradoras.
Quais são as principais dificuldades das mineradoras no aspecto dos sistemas de comunicação e por que a Furukawa é a melhor opção para solucioná-las?
A comunicação é muito importante em todos os setores. Na mineração, a maior dificuldade é que a infraestrutura das empresas está defasada, o que acaba dificultando a transição para a Mineração 4.0. Nós ajudamos a indústria a prover soluções ópticas com uma maior largura de banda do que as estruturas atuais nas empresas. Além disso, as mineradoras enfrentam interferência eletromagnética, o que é facilmente contornada pelas nossas soluções. Fibra óptica é uma tecnologia essencial para o futuro, os clientes que instalam hoje, poderão desfrutar da estrutura por, pelo menos, 25 anos à frente.
Como as mineradoras podem ter a certeza que as soluções ópticas da Furukawa vão ao encontro de suas necessidades?
A Furukawa fornece não apenas os materiais e suprimentos, mas também a assessoria para auxiliar os clientes que ainda não possuem experiência em fibra óptica. O importante é dar suporte a nossos clientes e encontrar a melhor solução para suas demandas.
Quando prestamos esse apoio, sempre consideramos o CAPEX e OPEX de nossos clientes, demonstrando a vantagem financeira da utilização da fibra óptica em virtude do cabeamento metálico. Então fica fácil para o cliente perceber que o investimento em uma rede de fibra óptica é muito melhor e mais competitivo do que as soluções tradicionais.
Quais benefícios as soluções Furukawa trazem às mineradoras?
O cabeamento de fibra óptica não demanda tanto espaço para ser instalado, o que economiza recursos das empresas. Quando utilizamos o cabeamento metálico, cada canal (comprimento de 100m) exige o uso de switches para a transição para o novo canal, e é por este motivo que muitas empresas tendem a gastar mais em equipamentos e uma rede maior, além de gerar um consumo de energia mais alto. Já a fibra óptica alcança até 20km sem a necessidade de equipamentos intermediários (sendo necessários apenas os “das pontas”: a OLT e a ONT), gerando uma enorme economia de recursos. Além disso, o cabeamento óptico oferecer uma taxa de transmissão de dados mais altas, maior resistência a altas e baixas temperaturas e possuem melhor resistência a corrosão por óleo, graxa e produtos químicos, que são muito comuns tanto na mineração subterrânea quanto a céu aberto.
Quais os “pré-requisitos” em infraestrutura ou recursos para que uma empresa possa começar a utilizar essas soluções?
As soluções Furukawa se adaptam a qualquer ambiente de mineração, incluindo ambientes críticos. Como muitas empresas ainda não possuem fibra óptica, acabam acreditando que precisam de uma infraestrutura muito diferente para implementar as soluções. Mas é justamente o contrário. Se a empresa já possui uma infraestrutura metálica, já pode ser adaptada para a fibra óptica.
Qual papel vocês desempenham no desenvolvimento da indústria mineradora?
A mineração 4.0 está numa grande crescente, e nós acreditamos que teremos um papel chave na transição do setor. Somos o único fabricante de telecomunicações que fornece a solução completa. Fornecemos cabeamento óptico, mas também os equipamentos e todos acessórios. Além disso, temos alianças-chave que nos permitem oferecer uma solução altamente abrangente.
No que a Furukawa tem trabalhado?
Estamos constantemente atualizando e procurando realizar melhorias em vários aspectos em nossa solução de fibra óptica e equipamentos industriais, conforme o setor da mineração segue crescendo na América Latina. Acreditamos que seja uma ótima oportunidade do setor se beneficiar de nossas tecnologias, com ganho de eficiência e redução de custos.
Conteúdo adaptado e traduzido da revista Mexico Business News confira a entrevista na íntegra no link: https://mexicobusiness.news/mining/news/fiber-optics-future-mining