Equipamentos de teste e ferramentas
Entenda as categorias de segurança CAT
As categorias de segurança CAT são padrões de segurança para equipamentos de medição desenvolvidos pela IEC (International Electrotechnical Commission). Esses padrões são importantes para garantir a proteção do operador e o uso correto dos equipamentos de medição nos ambientes:
CAT I: aplicável a ambientes com circuitos secundários e baixa tensão, com equipamentos eletrônicos protegidos. Nesse caso, as ferramentas de medição são aplicadas para análise de equipamentos eletrônicos.
CAT II: aplicado a ambientes com cargas conectadas a circuitos monofásicos como eletrodomésticos e ferramentas portáteis. Esta categoria está mais relacionada à distribuição residencial.
CAT III: aplicável a ambientes com distribuição trifásica, que inclui iluminação comercial monofásica. Esta categoria está relacionada a equipamentos e instalações em locais fixos, como motores multifásicos, instalações fotovoltaicas e instalações industriais.
CAT IV: aplicado a ambientes trifásicos para conexão de serviços de abastecimento público, condutores externos, medidores de energia elétrica e entradas da rede elétrica.
As ferramentas Fluke são as mais confiáveis do mundo e incluem classificações CAT para mantê-lo seguro. Veja abaixo:
Para eletricistas residenciais ou solução de problemas de manutenção
Para aplicações comerciais e domésticas, solução de problemas e manutenção que requerem medições básicas de tensão e continuidade, você precisará de um multímetro compacto e versátil, como o Fluke 11 com CAT III 600V.