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Supermercado Irani
https://www.superirani.com.brPresente no mercado do varejo desde 1976, a rede de supermercados Irani atua no setor em toda a região de Cascavel e Floresta, municípios do estado do Paraná. A construção da nova filial no Parque Verde contou com a participação da Delta Cable como distribuidora na realização da obra, e no planejamento do projeto. Foi […]
Presente no mercado do varejo desde 1976, a rede de supermercados Irani atua no setor em toda a região de Cascavel e Floresta, municípios do estado do Paraná. A construção da nova filial no Parque Verde contou com a participação da Delta Cable como distribuidora na realização da obra, e no planejamento do projeto. Foi instalada a Rede PON LAN da Laserway Furukawa para atendimento ao CFTV, serviço de dados, telefonia e Wi-fi do supermercado.
O gerente comercial da Delta Cable, Willian Antônio, que atuou diretamente no projeto, explica que, em função de terem um bom relacionamento e realizarem visitas constantes ao cliente, foi possível atender à oportunidade e trabalhar para analisar qual seria a melhor opção para o projeto. “Vimos que, sem sombra de dúvida, o Laserway, tecnologia da Furukawa, seria a melhor opção para a parte lógica da construção do supermercado e, desta forma, alinhamos, junto ao cliente, todos os pontos positivos, que foram fundamentais para homologar a tecnologia”, afirma.
A rede Irani, que sempre teve a experiência com câmeras analógicas, agora vai utilizar a linha IP para monitoramento com o software da Digifort: “Já temos vários cases de sucesso trabalhando com câmeras IP Hikvision com um trabalho minucioso e indicando os melhores modelos de acordo com cada situação, o que foi fundamental para o fechamento desta fase do projeto”. E acrescenta “Depois de diversos testes e demonstrarmos através de cases de sucesso não houve dúvidas da melhor opção”.
Objetivos e desafios
Alves diz que o objetivo principal do projeto foi fornecer uma solução que fosse superior à já utilizada em outras unidades. Por se tratar de uma nova tecnologia da marca, o desafio maior foi mostrar ao cliente que a solução empregada era confiável, estável e eficaz, mas que com o trabalho contínuo, a ajuda do fabricante e a relação com o integrador, essa tarefa foi realizada com sucesso. “O cliente está satisfeito e pronto para começarmos uma nova unidade”.
No caso do monitoramento, utilizando as tecnologias Hikvision e Digifort, o gerente afirma ter havido dúvidas do cliente em relação a eficiência do produto. Para isso, foi feita uma visita técnica a outro empreendimento da área de supermercados que utiliza a mesmas tecnologias, provando a ele que as soluções empregadas facilitarão muito o dia a dia. Desta forma, foram oferecidos diversos recursos como o LPR (Leitura de Placas de Veículos), contagem de pessoas, fluxo de pessoas, objetos retirados, objetos esquecidos, cerca virtual, entre outros.
Na questão da utilização da Laserway, a consistência, estabilidade e baixa manutenção da solução foram pontos primordiais para avaliar a mesma como válida, não deixando dúvidas de sua eficácia.
Ele diz que a atuação da Delta foi marcante e eficaz: “Desde o início, levamos novas tecnologias que podem ser empregadas, colocando o Supermercado Irani, que viu a importância de estar atualizado, como um dos mais modernos da região, levando facilidade à população que utiliza seus serviços”.
De acordo com o integrador da solução, Márcio Onishi, da Proenerg Engenharia, foram cinco as etapas para a realização do projeto:
Na iniciação, foi feito o levantamento das necessidades do cliente, apresentação da solução Laserway, viabilidade técnica e financeira, levantamento do investimento e aprovação da solução e do projeto.
No planejamento, a definição do escopo do projeto, análise detalhada da solução, elaboração do plano executivo, compra de materiais e equipamentos, e cronograma de execução.
Para a execução, definiu-se a equipe de execução e escolha dos profissionais, integração, orientação e treinamento da equipe técnica e, também, o planejamento junto as outras frentes de trabalho (civil e elétrica).
A etapa de controle exigiu um acompanhamento semanal da execução das etapas de instalação junto à equipe técnica, e foi reportado ao cliente final as alterações imprevistas no projeto. E por fim, foi feita a implementação (telefonia, dados e CFTV e startup do sistema), ativação das ONT’s e comissionamento.
Onishi afirma ter tido desafios relacionados as alterações de local onde seriam instaladas as câmeras de monitoramento. Houve necessidade de remanejamento de pontos lógicos e alteração na metragem dos cabos.
“O principal objetivo é atender a necessidade do cliente com uma solução ainda pouco conhecida, com poucos cases em supermercados. O desafio era fazer com que todos os sistemas e subsistemas IP (dados, voz e imagem) funcionassem de forma segura e estável, proporcionando uma solução segura e confiável ao cliente”, afirma o engenheiro integrador do projeto.
Devido ao porte da obra, possibilidade de ampliação, distância física, infraestrutura. A opção escolhida – e a solução que atendeu a todos os requisitos para atendimento sistemas e subsistemas do supermercado – foi desenvolver uma rede GPON.
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