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Decathlon

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O perfeito relacionamento entre empresas de uma mesma cadeia de valor tornou-se um recente caso de sucesso no setor de TIC nacional, apresentando-se como um diferencial de negociação com uma empresa multinacional estrangeira instalada no país. Pertencente ao Grupo Oxylane, a cadeia francesa de lojas esportivas Decathlon está modernizando toda a sua infraestrutura de comunicação […]

Decathlon
Campinas, SP

O perfeito relacionamento entre empresas de uma mesma cadeia de valor tornou-se um recente caso de sucesso no setor de TIC nacional, apresentando-se como um diferencial de negociação com uma empresa multinacional estrangeira instalada no país. Pertencente ao Grupo Oxylane, a cadeia francesa de lojas esportivas Decathlon está modernizando toda a sua infraestrutura de comunicação no Brasil e para isso, desde o ano passado vem apostando nos serviços da paulistana Mellvi, uma VAR (vallue-added reseller, ou revenda de valor agregado) de pequeno porte credenciada pelo distribuidor de tecnologias de redes Delta Cable, que, por sua vez, é autorizado pelo fabricante Furukawa. A sinergia entre as equipes e a flexibilidade da integradora para o atendimento foram os ingredientes perfeitos na receita que levou à conquista de um negócio que acabou tornando-se um contrato de longo prazo: um projeto de migração tecnológica envolvendo a matriz administrativa da Decathlon Brazil, o seu Centro de Distribuição (CD) e as 11 lojas da rede no País.

“Normalmente as multinacionais costumam executar negócios na área de TI com fornecedores já pré-determinados por suas matrizes de origem, em contratos fechados em nível global, de cima para baixo. Mas esse não foi o caso da Decathlon Brazil, que tem uma área de TI com autonomia local para decisão”, diz Mauricio Kenji Takashima, diretor comercial da Delta Cable.

Segundo o executivo, no fechamento do negócio a TI da Decathlon optou por um fornecedor que reunisse um conjunto de diferenciais importantes às suas necessidades específicas. “Flexibilidade no atendimento, conhecimento técnico-mercadológico e excelência na execução dos serviços, além de qualidade tecnológica e logística avançada para a pronta entrega de materiais formaram o pacote ideal”, ressalta Takashima.

Sem revelar o valor do contrato, o IT manager da Decathlon Brazil, Leonardo Costi, explica que todos esses fatores juntos “dificilmente seriam identificados em um único fornecedor de serviços de grande porte, especialmente nos aspectos da flexibilidade e integração das equipes fornecedoras envolvidas, já que o escopo inicial do projeto estava sujeito a diversas alterações.” Ele conta que, a partir de uma situação de emergência, de uma enchente que ocorreu em São Paulo no ano passado, foi preciso realizar um up grade no cabeamento da rede da matriz administrativa brasileira da Decathlon na capital paulista. Mas que o projeto emergencial acabou sendo expandido e transformado em um projeto de migração tecnológica da infraestrutura física de comunicação da marca Decathlon no Brasil. Assim, foram envolvidos também o Centro de Distribuição da marca, localizado em uma área de 22 mil metros quadrados em Embú das Artes, na grande São Paulo, e uma loja piloto, que agora em 2012, já em uma terceira fase do projeto, terá o seu modelo replicado para 100% das lojas da Decathlon no País, atualmente concentradas nas regiões Sul e Sudeste.