Cabeamento Estruturado & PON LAN | FTTx
Diferença entre a conexão ponto a ponto e a conexão multiponto
Você sabe quais são as principais diferenças entre a conexão ponto a ponto e a conexão multiponto? Em uma análise inicial, o entendimento sobre as principais distinções entre os tipos de conexões pode parecer um mero detalhe. No entanto, através de uma metodologia otimizada e melhor compreensão sobre os diferentes tipos de conexões, torna-se possível escolher a opção mais segura e assertiva, de acordo com as suas necessidades. Imagino que você esteja interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que define uma conexão do tipo ponto a ponto e abordaremos o que é uma conexão multiponto. Além disso, informaremos sobre as diferenças entre elas. Acompanhe a seguir.
O que são as redes de computadores?
Antes de explorarmos as diferenças entre a conexão ponto a ponto e multiponto é necessário entendermos algumas questões contextuais. A primeira delas é a definição sobre redes de computadores. Elas otimizaram a forma de comunicação e a maneira pela qual os dados são transferidos nas empresas.
As redes fazem referência a um conjunto de computadores interligados com o objetivo de compartilhar diversos recursos e serviços.
Agora, você deve estar se perguntando: o que são os recursos? Tratam-se de equipamentos compartilhados por meio das redes, o que ajuda a diminuir custos e agilizar a conectividade.
Sobre esse tema é importante destacar que o serviço de conexão é obrigatório, pois ele garante o funcionamento das redes.
O que descreve o tipo de conexão?
O tipo de conexão é um critério de classificação de redes e está baseado na metodologia necessária para transmitir os dados entre os computadores que fazem parte da rede e tem como objetivo descrever a quantidade de dispositivos conectados a um determinado meio de transmissão.
Ao classificarmos as redes seguindo o critério da metodologia de transmissão existem dois tipos de redes: a ponto a ponto e a multiponto. Explicaremos sobre as principais características de cada metodologia na sequência.
O que define uma conexão ponto a ponto?
A conexão ponto a ponto faz referência a um método de configuração de linha que conecta dois dispositivos de comunicação em apenas um link. Trata-se, portanto, de uma conexão unicast. Há um link direcionado entre o par individual e o seu respectivo receptor.
Caso a rede seja composta por várias conexões ponto a ponto, será necessário percorrer diversos dispositivos intermediários. Por esse motivo, nessa metodologia é importante encontrar a menor distância possível para garantir uma ótima conectividade.
Vale destacar ainda que essa metodologia de conexão está bastante presente em nosso cotidiano. Entre alguns exemplos estão a conexão entre computador e impressora, além do modem e a utilização das antenas.
Quais são as vantagens da conexão ponto a ponto?
Primeiramente, pelo fato de fazer a conexão de apenas dois dispositivos, a conexão ponto a ponto é mais fácil de instalar, mais prática e fácil de ser entendida. Além disso, não há divisão de banda, o que contribui para a estabilidade da conexão.
O que define uma conexão multiponto?
A conexão multiponto pode ser feita entre dois ou mais dispositivos. Nessa metodologia, um único link é compartilhado entre diversos dispositivos.
Desse modo, a capacidade de transmissão do meio, ou seja, a largura de banda é dividida entre todos os dispositivos conectados na rede.
Vale ressaltar ainda que a conexão multiponto é utilizada para redes ópticas passivas. Nesse caso, os computadores só vão executar as mensagens que são enviadas e não vão mover os dados de um dispositivo a outro.
Esse tipo de conexão é utilizado para conectar diversos computadores (mais de dois) em uma mesma rede. Desse modo, é bastante comum no ambiente empresarial.
Quais as vantagens da conexão multiponto?
A conexão multiponto também é fácil de ser instalada. Além disso, apresenta baixo custo e grande confiabilidade. Sobre esse tópico, é importante ressaltar que se um cabo for trocado, não serão todos que vão perder a conexão com a rede.
Entretanto, caso ocorra a queda de sinal de um dos equipamentos da rede não teremos a interrupção da conexão nos outros dispositivos.
Quais são as principais diferenças entre a conexão ponto a ponto e multiponto?
Diante das definições apresentadas anteriormente, podemos dizer que há algumas diferenças entre a conexão ponto a ponto e a multiponto. Primeiramente, quando há apenas um link entre dois dispositivos é uma conexão ponto a ponto. Caso um link seja compartilhado por dois ou mais dispositivos da rede, trata-se de uma conexão multiponto.
Outra diferença importante é que na conexão ponto a ponto existe somente um transmissor e um receptor. Na conexão multiponto, por sua vez, existe um transmissor e pode haver diversos receptores.
Saiba mais sobre a conexão multiponto com a DCA.
Este conteúdo no qual abordamos sobre as diferenças entre a conexão ponto a ponto e a conexão multiponto foi útil para você? Entre em contato com a gente! Estamos dispostos a te ajudar a esclarecer os seus questionamentos em relação ao tema.
Como distribuidor Master das soluções em fibra óptica Furukawa, garantimos qualidade e excelência para os projetos de nossos clientes. A Furukawa é líder em cabeamento estruturado e em infraestrutura de redes ópticas no Brasil, e investe fortemente em pesquisa. Firmando-se, assim, como centro de excelência, capaz de oferecer soluções completas e adaptadas as mais diversas necessidades no campo de sua especialidade: infraestrutura de redes de telecomunicações.