Delta Cable

Cabeamento Estruturado & PON LAN | FTTx

Como reduzir os custos da infraestrutura de rede da sua empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em tecnologias de ponta é uma das melhores estratégias para que você potencialize o desenvolvimento do seu negócio e maximize seus resultados. Uma das principais inovações que podem ser aproveitadas pela sua empresa é uma boa infraestrutura de rede, que possibilita sistemas integrados.

Como reduzir os custos da infraestrutura de rede da sua empresa

Essa tecnologia impactará diretamente em diferentes aspectos do negócio, especialmente nas suas finanças, já que pode trazer um aumento significativo no seu faturamento e lucros.  Aqui esclarecemos a importância de uma boa infraestrutura de rede, como ela pode reduzir seus custos, e aumentar seus lucros!

A importância de uma boa infraestrutura de rede

Uma infraestrutura de rede traz um conjunto de softwares (programas), hardwares (dispositivos) e acessos que são fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa. São vários os componentes e elementos que fazem parte dela, incluindo computadores e servidores que estão conectados à rede elétrica e à internet.

Para que essa infraestrutura seja eficiente, é crucial que certas estratégias sejam utilizadas. Veja as principais a seguir:

  • Estude o ambiente em que a rede será montada. Com uma planta baixa você terá uma visão de todo o espaço e poderá medir as dimensões das instalações;
  • Saiba o número de usuários e defina a capacidade da rede. Aqui é importante considerar tanto a quantidade atual como futura;
  • Calcule os insumos, como metragem de cabo necessária, a quantidade de monitores, acessórios, switches;
  • Confira se a instalação elétrica consegue suportar sua rede. Também é recomendado ter nobreaks e geradores exclusivos para evitar riscos;
  • Defina quais tecnologias serão empregadas, como o tipo de servidor utilizado, sistema de câmeras, controle de acesso, entre outras, assim como a demanda de rede de cada sistema adicional;
  • Contrate um provedor de internet que atenda às necessidades da rede. É interessante estudar a possibilidade de contratar mais de uma empresa para garantir estabilidade e redundância à rede;
  • Tenha softwares para monitorar as atividades da rede, assim você conhece seu desempenho e identifica pontos de melhoria.

Com uma boa infraestrutura de rede, o negócio usufruirá de um amplo número de benefícios, veja quais são os principais deles a seguir.

Disponibilidade de informações

A velocidade do fluxo de dados será maior, afinal uma infraestrutura eficiente acelera o fluxo de conexões e reduz a incidência de falhas, já que não há sobrecarga desnecessária na rede.

Gerenciamento remoto

O gerenciamento remoto consiste em administrar os recursos da empresa em um ambiente virtual, o que diminui a necessidade da presença de equipe técnica e agiliza manutenções e processos, potencializando a eficiência da rede.

Segurança

Com o uso das ferramentas adequadas, é possível monitorar acessos, controlar erros e evitar eventuais ataques. É possível segmentar a rede, limitar danos e evitar que possíveis infecções de malware, afetem  a rede toda. Para isso é preciso o uso de ferramentas como:

  • Firewalls para controlar solicitações de acesso e conexões;
  • Switches gerenciáveis para filtrar conexões e autenticações;
  • Redes virtuais (VLANs) para permitir acesso a usuários específicos.

Competitividade

Com um ambiente de TI robusto e moderno e uma infraestrutura eficiente, é possível  implementar novas tecnologias de forma mais ágil, com menos custos e riscos. Os sistemas integrados auxiliam na melhora da produtividade de todo pessoal, o que permite que os processos atendam melhor as necessidades dos clientes, aumentando a competitividade da empresa no mercado.

A redução de custos e a infraestrutura de rede

Há diversas razões que fazem com que uma infraestrutura de rede gaste além do necessário.

Softwares e equipamentos desatualizados, dispositivos mal instalados, refrigeração inadequada, são  aspectos que geram mais manutenção e acabam interferindo nos gastos efetivos de uma infra.

Com uma infraestrutura de rede mais dinâmica, você consegue ter sistemas integrados e passa a economizar em diferentes aspectos, como:

  • Gastos com energia elétrica;
  • Quantidade de cabos e dispositivos;
  • Erros e falhas nos sistemas;
  • Custos de controle e manutenção (com o gerenciamento remoto)

E obtém outros ganhos como:

  • Melhorias na projeção de expansão;
  • Aumento de produtividade da equipe;

A solução Laserway é a evolução da arquitetura de redes que torna os sistemas integrados. Na prática, é uma rede de fibra óptica que fornece dados de um único ponto de transmissão para vários usuários finais. Essa tecnologia traz ainda mais economia e maior alcance à conexão, resultando em uma infraestrutura de rede de qualidade para sua empresa. Como tem um baixo custo de implementação, operação, administração e manutenção, é possível maximizar o custo-benefício da tecnologia escolhendo a opção que traz mais vantagens para seu negócio.

Infraestrutura reduzida e economia de espaço

As dimensões dos cabos de fibra óptica são reduzidas em comparação aos de cobre. Devido a isso, toda a infraestrutura de um projeto que utilize a solução Laserway fica muito mais reduzida, fazendo com que a empresa economize não só em espaço nas eletrocalhas como em peso em cima delas.

Por ser baseada na tecnologia GPON, a solução Laserway é uma rede com topologia ponto-multiponto, a utilização de um único equipamento de agregação da rede mais os equipamentos presentes nas áreas de trabalho, reduzem a utilização das salas técnicas. Dessa forma espaços que seriam destinados a instalações de infraestrutura, podem ser aproveitados de outras formas.

Aumento da vida útil do prédio da instalação

A implementação da fibra óptica pode aumentar o tempo de vida útil de um prédio em alguns anos, devido a redução de peso incidente sobre as estruturas. Além de diminuir o índice de manutenção e substituição de cabos.

Redução do uso de plástico

É possível contribuir para o desenvolvimento sustentável considerando que os cabos de fibra óptica tem menos plástico em sua composição e a quantidade de cabos necessários na infra também são menores.

Economia de energia

A utilização de elementos ópticos passivos e compactos ao longo da rede permite a diminuição das salas técnicas. Menos salas técnicas resultam em uma redução do consumo de energia, além disso, os splitters são equipamentos passivos que não requerem alimentação por energia elétrica e nem refrigeração, a soma destes fatores pode resultar em uma economia de até 70% de energia.

Economia no serviço de instalação

A solução Laserway traz importantes reduções em CAPEX (custos dos materiais) e OPEX (custos de operação). O projeto com a solução Laserway possibilita uma otimização da infraestrutura a tal ponto que permite uma redução no investimento inicial total em materiais, instalação e espaço físico utilizado. A operação e manutenção da rede são simplificadas por conta das salas técnicas menores, menos equipamentos ativos e um controle de todos os pontos atendidos a partir de um único equipamento central.

Como a rede PON auxilia na redução de custos da infraestrutura de rede

A solução permite a implantação de redes corporativas totalmente baseadas em fibra óptica, utiliza cabos ópticos pré-conectorizados, o que traz ainda mais agilidade e flexibilidade à implantação da rede. Com apenas  um clique, o cabo pré-conectorizado é ligado diretamente no splitter  e dispensa a necessidade de um distribuidor interno óptico (DIO). Com menos fusões a instalação se torna mais fácil, rápida e economiza mão de obra. Além disso, garantem menos falhas e não requerem tantos investimentos de hardware e acessórios para os cabos.

 

Saiba mais sobre práticas para redução de custo na infraestrutura de rede com a Delta Cable Americas

Se você quer maximizar a economia do seu negócio com os cabos de fibra óptica, entre em contato com nossos consultores da DCA – Delta Cable Americas, e fique por dentro das  soluções ideais para seu negócio. Com mais de 28 anos de mercado, a DCA é uma empresa inovadora que fornece assessoria estratégia em projetos e tecnologias de ponta.

A DCA consegue projetar um cabeamento estruturado, permitindo que você conecte diferentes tipos de aparelhos a partir de uma arquitetura aberta, organizada e flexível para eventuais mudanças de leiaute, o que simplifica futuras manutenções e resolução de problemas tanto internos como externos da rede, bem como minimiza o número de profissionais necessários para manter os dispositivos.

Além disso, ela oferece a solução Laserway da Furukawa, que não precisam de fontes de energia intermediárias ou repetidores para transmitir informações, promovendo mais disponibilidade da banda, segurança de rede e diminuição nos investimentos em materiais.

É inegável que a fibra óptica e a solução Laserway são o futuro, pois torna os sistemas integrados e ajuda a reduzir significativamente os custos da infraestrutura de rede da sua empresa. Para isso, você precisará do apoio de uma empresa especializada, bastante experiente e que entrega projetos personalizados, como a DCA.

Entre já em contato nossos profissionais da DCA para saber como nossas soluções poderão ajudar no desenvolvimento do seu negócio!